Por

João Dantas

É HOJE: São Domingos do Cariri comemora 29 anos de Emancipação Política com shows de Glaydson Gavião e Calcinha Preta

A cidade de São Domingos do Cariri, localizada na região do Cariri Paraibano, comemora nesta sexta-feira (05), seus 29 anos de Emancipação Política. Para celebrar a data, a gestão do prefeito Onildo Lindberg preparou uma programação especial, que inclui shows com os artistas Glaydson Gavião e Calcinha Preta.

Os shows serão realizados em praça pública, a partir das 22h, e a expectativa é que a população prestigie o evento em grande número. Toda a estrutura de som, palco e iluminação já está montada, além do aparato de segurança que contará com equipes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Samu.

O prefeito Onildo Lindberg destacou a importância da data para o município e convidou toda a população a participar das comemorações.

“É uma data muito importante para nós, pois celebramos a história e o desenvolvimento de nossa cidade. Convido todos os munícipes para que participem das festividades e celebrem conosco este momento especial”, ressaltou o gestor.

O Portal Paraíba Mix parabeniza todos os munícipes/internautas pela data especial da cidade que é conhecida por ser a Cidade da Costura.

Conheça a história de São Domingos do Cariri:

Em 1922, mais precisamente no dia 22 de abril, chegou nesta região o jovem Francisco Amâncio Diniz, que incentivado por seu espírito aventureiro, deixou sua terra natal (a cidade de Taperoá) procurando estender o comércio do qual vivia percorrendo várias regiões do estado. Na época, ao chegar encontrou outros comerciantes que se abrigavam à sobra de uma quixabeira onde colocavam seu produtos a venda. Como não havia até então, demarcações de terras, pois todos que se encontravam aqui, assim como Francisco Amâncio, eram oriundos de outras regiões, foi tomada por ele (Francisco Amâncio) a iniciativa de um povoamento organizado, onde todos por eles liderados, começaram a demarcar as terras.

Tomando as margens do Rio Paraíba como referência, Francisco Amâncio que também era pedreiro, construiu a primeira casa, e foi ele que organizou aos poucos as construções seguintes, onde podemos destacar as principais obras por ele deixada, como antiga “Igreja Velha”, o cemitério, e a Igreja nova que também foi iniciativa dele, dando início as obras pouco antes de seu falecimento em 21 de dezembro de 1976. Foi assim, depois de formado um lugarejo, que em 1961 São Domingos galgou a categoria de distrito, ato na época sancionado pelo então Governador Pedro Gondim.

Compartilhe com seu amigos essa notícia

WhatsApp
Facebook

Outras notícias...