O deputado federal paraibano Hugo Motta (Republicanos-PB) assumiu, neste sábado (1°), a presidência da Câmara dos Deputados, sucedendo Arthur Lira (PP-AL). Em um discurso marcado por apelos à união e à responsabilidade fiscal, Motta afirmou que seu compromisso é, acima de tudo, servir ao Brasil.
“Assumo a presidência da Câmara dos Deputados com três compromissos, três únicas prioridades: servir ao Brasil, servir ao Brasil, servir ao Brasil”, declarou. O parlamentar ressaltou que a população deseja soluções concretas e não disputas políticas. “O povo brasileiro não quer discórdia, quer emprego. O povo brasileiro não quer luta pelo poder, quer que os poderes lutem por ele”, frisou.
Para ele, é necessário responsabilidade fiscal para evitar prejuízos à população mais vulnerável. “Não se apaga fogo com gasolina. Não existe uma nova matriz de combate ao incêndio. Isso é apenas atirar fogo com outro nome”, comparou.
O novo presidente da Câmara também pediu união entre os parlamentares, evitando o discurso de polarização entre direita e esquerda no Brasil.
“Não podemos continuar desperdiçando o presente e sacrificando o futuro. Não podemos continuar penalizando nossa gente, porque não existe um caminho da direita, um caminho da esquerda. Existe apenas o caminho do Brasil”, pontuou.
Durante seu pronunciamento, Motta fez questão de homenagear Ulysses Guimarães, símbolo da luta pela redemocratização e considerado “Pai da Constituição”.
“Vejo este plenário, deste ponto de observação tão singular, e não posso deixar de lembrar e me emocionar, pois esta é e será sempre a cadeira do Senhor Diretas, do Senhor Democracia”, disse.
Em seu encerramento, Hugo Motta reforçou a importância do respeito às instituições e à Constituição Federal. “Estamos virando uma página da história. Quando cada um reconhece o seu lugar, o nome disso é respeito. Passou o tempo do dedo na cara. É hora do olho no olho. O respeito não grita. O respeito ouve e se faz ouvir”, afirmou.
CARIRI IN FOCO
Com MaisPB