Na noite do último sábado, 26 de abril, Barra de São Miguel viveu uma noite especial com a realização do 5º Encontro de Bandas Filarmônicas e a comemoração dos 118 anos da tradicional Filarmônica São Miguel. O evento reuniu quatro bandas convidadas: a Banda Musical Padre Ibiapina, de Gravatá do Ibiapina (Taquaritinga do Norte-PE); a Filarmônica Nossa Senhora dos Milagres, de São João do Cariri; a Sociedade Musical O Novo Século, de Santa Cruz do Capibaribe; além da anfitriã, a Filarmônica São Miguel.
Prestigiaram o evento o prefeito João Paulo França, a vice-prefeita Priscila do Pimentão, vereadores, secretários municipais, a diretoria da Sociedade Musical São Miguel, familiares do saudoso maestro Lula do Clarinete e um grande público que se emocionou e vibrou ao som das apresentações.
O 5º Encontro de Bandas foi uma realização da Prefeitura Municipal de Barra de São Miguel em parceria com a Sociedade Musical São Miguel, que atualmente é regida pelo maestro Sérgio de Moura. Em seu discurso, Sérgio de Moura agradeceu a todos os envolvidos e se emocionou com as homenagens prestadas à Filarmônica pelos seus 118 anos de história e ao maestro Lula do Clarinete, falecido, que recebeu uma homenagem póstuma.
O prefeito João Paulo França, ao fazer uso da palavra, relembrou seu tempo como músico da Filarmônica São Miguel e destacou a importância da banda como instrumento de transformação social para a comunidade. Já o maestro Sérgio de Moura enfatizou a relevância da filarmônica para a cultura local, afirmando que “uma cidade sem uma banda, sem uma filarmônica, é uma cidade sem cultura e sem alma”.
Foi uma noite de festa, celebração e orgulho para toda a comunidade, que participou ativamente, reforçando o amor pela música, pela tradição e pela cultura de Barra de São Miguel.
CARIRI IN FOCO
Com Ascom