A Comunidade São Domingos de Gusmão tem o prazer de anunciar a 98ª Festa de São Domingos de Gusmão, que será realizada dos dias 06 a 11 de agosto em São Domingos do Cariri. A festa contará com uma vasta programação de ofícios, novenas, terços, peregrinação da imagem pelas comunidades, adoração e celebrações eucarísticas. Um dos momentos mais emocionantes será a procissão motorizada pelas principais ruas da cidade. Todos os dias haverá apresentações culturais e quermesse com venda de artigos religiosos.
O tema deste ano é “Com as virtudes de São Domingos, na meditação do Santo Rosário, nos aproximamos de Jesus e Maria”. As celebrações diárias, que incluem novenas e missas, proporcionarão aos fiéis momentos de profunda reflexão e devoção. Após cada celebração, os fiéis poderão desfrutar das quermesses, onde serão servidas comidas regionais, acompanhadas de apresentações culturais.
A festa será uma oportunidade para a comunidade se reunir e celebrar sua fé e cultura. O pároco, Padre André Morais, convida a todos para participar da festa do padroeiro de São Domingos do Cariri. A programação oficial será lançada em breve no Instagram da comunidade (@comunidadesdg).
Peregrinação da Imagem
A missa de envio da imagem peregrina de São Domingos acontecerá no dia 28 de julho, às 17h, na Igreja de São Domingos de Gusmão. A imagem seguirá para a comunidade de São José (Barra de Xandú) e depois passará por todas as comunidades da área pastoral de São Domingos até o dia 06 de agosto. Nesta ocasião, será recebida pelos devotos de São Domingos na cidade para dar início às festividades em honra ao padroeiro.
Sobre São Domingos de Gusmão
São Domingos de Gusmão nasceu em 1170, em Caleruega, Espanha. Ele é conhecido por sua profunda fé e dedicação à pregação do Evangelho. Fundador da Ordem dos Pregadores, conhecidos como Dominicanos, Domingos desempenhou um papel crucial na revitalização davida cristã durante a Idade Média. Domingos nasceu em uma família nobre e recebeu uma educação religiosa sólida desde a infância. Estudou teologia na Universidade de Palência, onde se destacou por sua inteligência e piedade.
Em 1215, em resposta às heresias que ameaçavam a Igreja, fundou a Ordem dos Pregadores. Os Dominicanos se dedicavam à pregação itinerante, educação e estudo teológico. Domingos também é fortemente associado à promoção do Santo Rosário. Segundo a tradição, a Virgem Maria apareceu a ele e lhe ensinou a recitar e promover o Rosário como uma poderosa arma espiritual contra o pecado e a heresia.
Ele faleceu em 1221, em Bolonha, Itália, e foi canonizado em 1234 pelo Papa Gregório IX. Sua festa é celebrada em 8 de agosto.