A empresa IDIB, encarregada da organização do concurso da Prefeitura de Serra Branca, em nota enviada a comissão de fiscalização do certame abordou as preocupações dos estudantes relacionadas ao processo seletivo. Muitos candidatos que realizaram as provas do tipo B alegaram que seus exames foram corrigidos de maneira conveniente, resultando em resultados totalmente inconsistentes com as expectativas.
Na nota emitida, o IDIB explicou que a retificação deve ser um equívoco no sistema em relação aos tipos de prova. O sistema não apresentou a existência de dois tipos de prova – A e B – atribuindo notas a todos os candidatos como se houvesse apenas uma prova, sem discriminação de tipos, corrigindo todas as provas como se fossem do tipo A.
Ao identificar o erro, o IDIB, utilizando o poder de autotutela da Administração Pública, republicou o Resultado Preliminar da Prova Objetiva, levando em consideração os dois tipos de prova. A empresa garantiu que, mesmo após a retificação, os estudantes com problemas poderão entrar com recurso novamente.
Entretanto, o IDIB não respondeu a outros questionamentos dos estudantes, como casos em que os resultados estão associados ao nome de outra pessoa e situações em que a prova foi realizada, mas está sendo registrado como ausente.
Um concurseiro, ao entrar em contato com a reportagem, relatou que a prova dela foi corrigida com outra folha de resposta, observando que a área do candidato continha a folha resposta de outra pessoa, inclusive para outra cargo, como o de professora.