O Ministério da Saúde divulgou, na noite dessa quarta-feira (30), o resultado preliminar dos mais de oito mil médicos que devem atuar no 31º ciclo do Programa Mais Médicos. A previsão é que a Paraíba receba 107 médicos, que devem atuar em 58 cidades espalhadas pelo estado.
Na região do Cariri, 11 cidades foram beneficiadas, e a previsão é de que 17 médicos atuem no programa.
Entre os 8613 profissionais inscritos, em todo o Brasil, 7373 são novatos no Mais Médicos e 1240 são médicos que participaram de outros ciclos do programa. Para atuar no Nordeste, o número de profissionais que registraram intenção de trabalhar na região foi de 2724.
Confira as cidades contempladas na lista preliminar:
- Cinco médicos
Campina Grande e Rio Tinto; - Quatro médicos
João Pessoa, Piancó, Sousa e Natuba; - Três médicos
Alagoa Grande, Conceição, Conde, Cubati, Salgado de São Félix, Santa Rita, Sumé e Tacima; - Dois médicos
Aroeiras, Cacimbas, Camalaú, Caraúbas, Gurinhém, Ingá, Itaporanga, Nova Olinda, Pirpirituba, Santa Inês, São João do Tigre, Taperoá e Uiraúna - Um médico
Alcantil, Algodão de Jandaíra, Assunção, Baraúna, Belém, Belém do Brejo do Cruz, Bernardino Batista, Boa Ventura, Bom Sucesso, Cabedelo, Cajazeirinhas, Congo, Damião, Desterro, Frei Martinho, Gurjão, Igaracy, Manaíra, Olho D’Água, Picuí, Poço de José de Moura, Prata, Princesa Isabel, Riacho de Santo Antônio, São Francisco, São Sebastião do Umbuzeiro, Sossego, Tenório, Umbuzeiro, Vista Serrana e Zabelê.
É importante lembrar que os gestores locais seguem com a responsabilidade de pagamento do auxílio-moradia e alimentação. As demais despesas do programa ficam a cargo do Ministério da Saúde. Dessa forma, a contratação garante às prefeituras menor custo, maior agilidade na reposição do profissional e a permanência nessas localidades.