Por

João Dantas

Paróquia de Nossa Senhora da Conceição celebra a 104ª Romaria do Cruzeiro da Virgem em Cabaceiras/PB

O Cruzeiro da Virgem, situado às margens da rodovia PB-186, entre Cabaceiras e São Domingos do Cariri, é um local de grande importância religiosa e histórica, atraindo milhares de romeiros a cada ano. Com mais de 100 anos de história, esse espaço é assistido pela Paróquia de Nossa Senhora da Conceição e São Bento, em Cabaceiras-PB.

Tríduo em Honra à Menina Josefa

Durante o mês de outubro, o Cruzeiro se transforma em um ponto de encontro para a fé, especialmente durante o Tríduo que aconteceu nos dias 18, 19 e 20. Neste ano, as celebrações incluíram missas, caminhadas, adoração ao Santíssimo Sacramento, procissões motorizadas e cavalgadas, expressando a devoção dos fiéis, especialmente em homenagem às crianças.

Na abertura do Tríduo, o Padre Edinaldo Gomes, da Paróquia de São Francisco em Campina Grande, presidiu a missa, que contou com a concelebração do Padre André Morais, pároco local. No segundo dia, a missa foi dedicada às famílias, reunindo centenas de pessoas que demonstraram sua fé e devoção.

No dia 20, o clima de festa tomou conta do local. Desde as 6h, os romeiros começaram a chegar para a missa matutina, celebrada pelo pároco. Às 8h, a cavalgada, carreata e motociata saíram da igreja matriz, acompanhadas por imagens de Nossa Senhora de Fátima e São José. O encerramento da festividade ficou a cargo do Padre João Bosco Félix, da Paróquia de Santa Ana de Soledade, que trouxe momentos de emoção e espiritualidade.

O Padre André Morais expressou sua alegria por participar da primeira romaria no local, que recorda mais de 104 anos desde o falecimento da menina Josefa. Ele também destacou a satisfação em receber os padres Ednaldo Gomes e Bosco, ex-pároco da paróquia.

A História do Cruzeiro da Virgem

No ano de 1920 a menina Josefa, de quase 5 anos, foi buscar no mato da Fazenda Cancelas, quixabas com suas irmãs. Ela se perdeu e apesar de muitas buscas, somente foi encontrada sem vida dois dias depois. No lugar de sua morte, seus pais colocaram um cruzeiro. Tornou-se então lugar de pagar promessas e peregrinação. E 1953, seu tio Padre Inácio Cavalcante, construiu ao lado deste cruzeiro uma capela, dedicada à Nossa Senhora de Fátima. Hoje, em todo terceiro domingo do mês de outubro, os fiéis da região visitam este cruzeiro em grandes romarias.

Tudo indica que as romarias começaram em 1921, um ano depois da morte de Josefa, as pessoas acorriam ao lugar para pagarem suas promessas, a primeira promessa se deu após a cura de um câncer, comovendo toda a população daquela região. A devoção é enraizada no amor que se tem pelas crianças, pois os pequeninos são promessas de Deus.

O Cruzeiro da Virgem continua a ser um símbolo de fé, amor e esperança, reunindo pessoas em um laço espiritual que atravessa gerações.

Por: Pascom São Domingos
Fotos: Pascom Cabaceiras

Compartilhe com seu amigos essa notícia

WhatsApp
Facebook

Outras notícias...