O prefeito de Monte Horebe, Marcos Eron (MDB), determinou a exoneração coletiva de funcionários contratados por excepcional interesse público da Prefeitura. A medida foi publicada no Diário dos Municípios e também atinge ocupantes de cargos de confiança e comissionados.
As exonerações são justificadas como para reduzir os gastos públicos por causa da redução dos repasses de recursos que estão comprometendo a receita do Município.
O prefeito ainda cita que foi obrigado a tomar medidas compensatórias para contenção de despesas e manutenção do equilíbrio econômico-financeiro. Ele também alega estar atendendo uma recomendação do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) e do Ministério Público da Paraíba (MPPB).
A reportagem verificou que ficam livres da exoneração funcionárias gestantes ou de licença maternidade, os secretários municiais ordenadores de despesas e funcionários contratados responsáveis pela comissão permanente de licitação e outros setores. Também não são atingidos funcionários de serviços essenciais para o estrito funcionamento da Educação, Desenvolvimento Social e Saúde.